Relato do pedal para Angelina – 050412 – By Covinha

Publicado: 8 de abril de 2012 por cmarquetti em Pedal de quinta

Galera Medonha e Aventureira,

Não poderia deixar de fazer um pequeno relato de nossa aventura do dia de ontem, quando 30 Bike Lover Noturnos, rumaram ao interior para acompanhar a peregrinação ao Santuário de Nsa Sra Angelina.  Fomos Bicigrinos por uma noite. Tínhamos Calouros e Veteranos acompanhando uma procissão de centenas de peregrinos que utilizam de todos os meios de transporte para se deslocar nesta única noite no ano que é feito esta peregrinação gigantesca.  Alguns se assustaram com a quantidade de motos, carros, caminhões, peregrinos, cavalos, bicicletas era “tudo junto e misturado” numa bagunça tão grande em uma estrada tão pequena, que estávamos ali constatando uma celebração da maior festa pagã do Brasil, maior até que o Natal.  Bom, quem quiser conhecer um pouco mais sobre a Gruta de Angelina, coloquei um texto abaixo.   Well, Voltamos ao pedal.   Concentração após as 17:30 no Della, saímos as 18:45 olhando pro céu, preocupados com a volta da chuva, já que tinha desabado um toró, alguns minutos antes. Na Beira Mar norte, nosso amigo Christien se engalfinha com um ciclista de Speed, nada de mais, continuamos rumo a ponte. No início da travessia da ponte, meu pneu fura e atrasa a galera !! Paulo Delícia chega e conserta em 2 minutos. Simbora em direção a coqueiros, corta por debaixo da Via expressa, passa por capoeiras, e se mete na Avenida Inferno Pres. Kennedy.  Neste momento, todos se sentem “motoboys” e vamos por entre os carros disputando espaço. Não deu outra, a Karlinha se estranha com um motoqueiro, o Jaílson quase passa por cima de um carro, o Della recebe uma fechada punk, ou seja, não víamos a hora de sair daquele RUSH das 19:00 !!!!!!  Depois desse perrengue  já estávamos na entrada de forquilinhas e cadê o Paulo e o Leo. Bom, a Gancheira do Leo que quebrou.  Que pena Leozinho Cusco, não fosse conosco, deixa pra outra. Simbora, rumo a colônia Santana. Os ixtepô dus alemão, fazendo churrasco na varanda da casa e berrando pra nós com o copo de Cerveja na mão.  Início do Trecho com paralelepípedo meio chato, mas depois chegamos no centrinho da colônia Santana e daí em diante foi asfalto até São Pedro de Alcântara. Paradinha na Praça pra reabastecer, Guaraná Pureza, Laranjinha maxwilhelm, Coca Cola, valia de tudo.  Karlinha, Peri, Polho, Hudson, Marcelo, o mineiro disparam na frente com a faca nos dentes pra subir aquelas montanhas igual a cabrito. Nestas alturas o resto da turma implantou um ritmo de passeio e curtição. Teve até parada pra foto, parada no boteco com cara de Saloon do velho Oeste Americano.  Na subida mais forte do trajeto e quando já eram 22:30 hs, Parecia  que todos começaram a se encontrar e deu até fila no morro. Só no Brasil mesmo, mas aqueles motoqueiros com a cara cheia de cachaça, aqueles peregrinos mal sinalizados, putz, tínhamos que ficar ligados o tempo todo.  Mas aventura é aventura. Se lembram que falei da preocupação de chuva, pois é, vocês não imaginam a LUA que estava, mais cheia impossível, uma temperatura super agradável pra subir os 730 metros até o topo do morro mais alto.  E lá estávamos nós, no meio da poeira, dos carros, dos cavalos, até ver o Edinho pegar no rabo de um cavalo e ir de carona arrastado………côsa medonha. O Charles, (que não é o Darwin), a Claudia (que não é a Leite), a Priscila (que não é a Presley), Eu Luciano (que não sou o Hulk), a Tina (que não é a Tuner), o Giba (que não é do Vôlei), o Evandro (que não é o mesquita), e mais o Souza, vínhamos na maciota, dando graças a Deus que somos anônimos e felizes pedalantes, que como todos puderam curtir este lindo passeio até Angelina. Finalizamos os 65 Km cansados, mas com tranquilidade, e lá estava o caminhão das Bikes nos esperando e melhor do que isso, um banho quente e um Espaguete Bolonhesa maravilhoso !!!!!!!

Um agradecimento especial ao Sérgio e a esposa que nos deram uma super ajuda, um agradecimento também pra Sra Edith e sua família que nos acolheu em sua casa, nos oferecendo a deliciosa janta, e pra finalizar um grande parabéns ao Della e ao Souza que organizaram esta aventura pra todos os medonhos.

Um abraço a todos

Covinha

“A Gruta de Angelina foi um presente de Frei Zeno Wallbroehl OFM. Frei Zeno(1866-1925), missionário franciscano em suas andanças pelo sul do país, certa vez acometido de uma doença grave que o levou a beira da morte. Com muita fé, bebia da água da gruta de Lourdes(França), que visitara. Fizera a promessa de construir uma gruta a Nossa Senhora se ela lhe devolvesse a saúde. Numa noite febril, viu, em sonho, um local muito lindo, apropriado para a uma bela gruta à Virgem Mãe de Deus. Já com a saúde restabelecida, com ardor muito grande pôs-se a procura deste lugar nas cercanias de Angelina. Penetrou na mata virgem atrás da Igreja paroquial. Depois de árdua subida, Frei Zeno exclama entusiasmado: ‘É aqui! Este é o lugar que eu vi no sonho!’ A sua frente, entre paredes de rocha estendia-se um corredor largo e longo, terminando num paredão com 12 metros de altura por onde descia uma rumorosa cascata. Agradecido pela cura e alimentado pela fé o sacerdote franciscano escreveu a Alemanha encomendando um imagem da Imaculada Conceição igual a de Lourdes, com  1,95m. Conta-se que a senhora sua mãe fez a doação. Transportada para o Brasil logo após a virada do século XIX, desembarca no porto de Desterro de onde veio para Angelina, em carro de boi. Na tarde de 15 de agosto de 1907, uma procissão com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes subiu o morro, para ali proceder-se a benção da gruta, entronizando nela a bela imagem. No dia 06 de fevereiro de 1988 o Arcebispo Metropolitano, Dom Afonso Niehus, instituiu na Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Angelina e em sua gruta anexa como Santuário Nossa Senhora de Angelina”.